sábado, 3 de dezembro de 2011

PROJETO




A PESSOA IDOSA E A SOCIEDADE ATUAL

          APRESENTAÇÃO:
          O projeto “A Pessoa Idosa e a Sociedade Atual” está sendo direcionado aos alunos do 1º ano médio, turma B, do turno da tarde da escola de EEM São Francisco da Cruz. Por ser estudantes um tanto retraídos para expressar-se em sala de aula, achei por bem lhe propor uma oportunidade de conversar com alguém conhecido e experiente de sua comunidade sobre assuntos atuais e pertinentes ao seu desenvolvimento. Dessa forma a expressão oral e escrita funcionará como um exercício prático de superação dessas dificuldades e oportunidade de utilização de diferentes recursos.


OBJETIVOS:


  • Aproximar relações entre o adolescente e a pessoa idosa;
  • Valorizar o diálogo como crescimento pessoal;
  • Comparar diferentes realidades;
  • Perceber-se participante das transformações sociais.
  • Superar dificuldades de comunicação e expressão.





JUSTIFICATIVA:
          O projeto dá oportunidade ao adolescente de conhecer a pessoa idosa e o que ela pensa sobre a sociedade atual: os avanços, as dificuldades, os desejos e/ou sonhos, o amparo legal ao idoso e suas espectativas da juventude atual, aproximando pensamentos e impressões de uma sociedade em evolução.
          METODOLOGIA:
O projeto se realizará mediante aulas expositivas, reflexivas e debates, além da pesquisa, coleta de dados e informações, produções textuais, e diferentes formas de registros utilizando as TICs.

CRONOGRAMA:
  1. Atividade de pesquisa na internet sobre a terceira idade
  2. Estatuto do Idoso
  3. Entrevista com uma pessoa idosa
  4. Enquete para coletas de dados do perfil das pessoas idosas entrevistadas
  5. Produção textual com impressões, observações, sugestões e conclusões do pesquisador /entrevistador.
          RECURSOS:
          Computador, internet, câmara fotográfica, Estatuto do Idoso, jornal, revista.
PARCEIROS:
  • Equipe da multimeios;
  • Professores do LIE;
  • Membros da comunidade;

AVALIAÇÃO:
A avaliação realizar-se-á através de relatos dos alunos, registros de áudio e/ou imagens e análise das atividades realizadas verificando o nível de satisfação, dificuldades e aproveitamento da turma.



ANEXOS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário