quinta-feira, 19 de abril de 2012

A CIDADE ENCANTADA

A cidade encantada
A pequena cidade de Jericoacoara, a muitos anos atrás, era um imenso mar, onde, em suas profundezas, existia um grande castelo encantado.
No castelo aprisionaram uma sereia por ter ela se apaixonado por um pescador. A partir daí a maré começou a se distanciar. Aos poucos o lugar foi se transformando numa grande enseada. Minha avó dizia que naquele tempo todos naquela região sabia da história da cidade encantada. Muitos tentaram desvendar o encanto e libertar a sereia, acreditando que quem conseguisse desencantar a cidade, se casaria com a sereia e seria muito feliz ao seu lado.
Para desfazer esse encanto foi necessário muita coragem de um velho mago da região que reuniu um grupo de pescadores e foram até a caverna da sereia para desencanta-la. Chegando lá, somente o mago e um pescador conseguiram entrar na caverna, por que o espaço era pouco e o lugar não era muito agradável.
Segundo o mago, eles conseguiram chegar até um portão de ferro que de lá já dava para se avistar o vulto da sereia. Como para acontecer o desencanto, um dos dois, teria que se sacrificar e dar o seu sangue a ela, morrendo como herói, eles voltaram.
 O mago foi preso por tamanha irresponsabilidade e até hoje ninguém sabe o paradeiro dele. Acreditam que ele está vivo e que um dia vai voltar para desencantar a cidade.
Muitos contadores de histórias afirmam que abaixo do Serrote de Jeri, existe um grande castelo oculto sob as pedras que ao ser desencantado ele surgirá e a cidade voltará a ser mar.
Contada por
 geralda marques de Sousa
 e Escrita por
Francisco de assis silva
                                                                                                             Cruz, 21/10/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário